O fantástico mundo das propagandas do Firmino Filho



Se esse título te fez lembrar aquele icônico desenho da sua infância, “O Fantástico Mundo de Bob”, saiba que era esse mesmo o objetivo. Até porque, muito se assemelham esses dois personagens, e não estou falando da cabeça grande. Falo mesmo das travessuras e do mundo fantasioso que ambos criam para fugir da realidade.
Quem viu a última propaganda da prefeitura de Teresina deve concordar comigo, e quem não viu também vai porque vive o dia-dia do que é usar esse “fabuloso” sistema de integração de Teresina. No comercial, tudo é bonito e parece que estamos usando o transporte público de Dubai. Mas na prática, estamos usando o de Teresina mesmo (te juro que procurei uma analogia, mas conclui que o daqui é o pior).
O prefeito cria uma Teresina mais fantasiosa que a lenda de Eldorado, onde tudo é próspero e maravilhoso. Quem é de fora pensa que vivemos em uma daquelas pinturas que aparecem nas cartilhas dos testemunhos de Jeová, e isso me faz lembrar que nunca mais recebi uma. Deve ser porque eles saem aos domingos e pegar ônibus nesse dia é um inferno, e de inferno eles passam longe.
Me pergunto se realmente o prefeito acredita naquela propaganda, se ele se faz de doido ou é mau caráter mesmo, por que aquilo ali não resolveu muita coisa no transporte público de Teresina. Sem contar o mais grave de tudo: Não sabemos mais qual é o ônibus só pela cor. Tá tudo verde essa merda.
Para o prefeito, que nunca andou de ônibus na vida (combinar com a empresa um dia para “usar” o transporte público em um horário que não tem muito passageiro e sem muitas paradas não vale), deve ser absolutamente normal a pessoa ter que pegar dois ônibus para ir do Renascença ao Parque Jurema, um percurso que pode ser feito a pés, se não fosse o sol escaldante dessa cidade ou os riscos de ser assaltado, ou três para chegar na Universidade Federal do Piauí. Nesse último, são três ônibus absolutamente lotados de gente mal educada e sem noção.
Não querido prefeito, diferente daquele filme de ficção que é essa propaganda do Integra, o transporte público não melhorou, e em muitos casos só piorou. Antes tinha ônibus normal até 23h30, agora, se você chegar depois das 23h no terminal, só o bom e velho corujão. O bom é que você faz aquele tour pela sua região, só não sei se vai dar pra curtir as belas paisagens da capital, tanto pela escuridão quanto pelo seu sono.
Tá bom prefeito, pra não dizer que não tem vantagens, até tem. E uma delas, podemos reconhecer, é que do centro pro Terminal melhorou sim, e o tempo nas paradas diminuiu bastante. Mas quando chega lá, se o ônibus pro bairro estiver acabado de passar, é melhor arrumar um canto pra dormir por que só na outra encarnação. E se for Jardim Europa, prefeito, só Deus mesmo.
Então Firmino, deixa de se iludir, ou tentar iludir o povo, esse Integra, de qual você se orgulha tanto, trouxe muito mais dor de cabeça para nós, pobres assalariados que não temos um motorista para nos levar e deixar no trabalho todos os dias. E as vezes, a gente só queria mesmo poder já saber que vinha o circular quando pintava um ponto amarelo lá no final da avenida. 

Postar um comentário

0 Comentários